Indaiá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

De 16 a 18 de outubro, o Clube Indaiá realizou a primeira SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e recebeu diversos convidados que trouxeram temas importantes para a saúde e a segurança laboral. A Semana foi organizada pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Clube.

No primeiro dia, o evento recebeu o técnico de Segurança do Trabalho Rodrigo Komukai de Oliveira, da Ambientec, que ministrou a palestra "Segurança no trabalho". Já no segundo dia, a psicóloga Leticia Oliveira trouxe o tema "Esgotamento profissional". A programação foi encerrada pelo médico Victor Arce Cathcart, da MedTrab, que falou sobre a campanha Outubro Rosa.

O vice-presidente da CIPA explicou sobre a iniciativa. "Estamos trabalhando há alguns meses na organização dessa SIPAT, pois entendemos a sua importância para os colaboradores. O objetivo principal da semana é discutir com eles temáticas fundamentais para a saúde e a segurança, além de trazer a experiência de profissionais das áreas, para nos ajudar na execução das atividades, orientando para um melhor desempenho e qualidade de vida", disse.

Destacou também, a participação no evento. "Estamos muito satisfeitos com os resultados. Além dos colaboradores prestigiarem as atividades, estão interagindo muito com os nossos convidados e ainda, a repercussão após as palestras nos confirmou que acertamos nos temas que escolhemos", apontou.Segundo Letícia Oliveira, o objetivo da palestra sobre esgotamento profissional foi trazer um pouco de informação sobre os cuidados com a saúde, em sua integralidade. "Todos precisam se conscientizar que saúde não é somente a saúde física, mas também a emocional e social. Ainda, que o autoconhecimento é muito importante, pois quando a gente se conhece, quando conhecemos nossos limites, quando sabemos gerenciar nossa vida, conseguimos ter muito mais saúde", falou.

"E ao abordarmos sobre o esgotamento profissional, buscamos fazer com que os colaboradores busquem estratégias para enfrentar as situações do dia a dia. Ele não traz problemas, e sim lutas e situações estressantes, que nos obriga a buscar dentro de nós estratégias para enfrentar isso, porém, não conseguimos sem nos conhecermos. Com isso, buscamos hoje estimular cada um a pensar nesse autoconhecimento, nesse cuidado consigo mesmo e com as relações, fomentando sempre relações saudáveis, construídas com a verdade, garantindo que pessoas positivas trabalhem junto, um cuidando do outro", continuou.

O esgotamento profissional, ou Síndrome de Burnout, possui sintomas físicos e comportamentais. Os físicos são a dor de cabeça, insônia, distúrbios gastrointestinais, ansiedade exagerada, roer unhas, entre outros. Já os comportamentais são principalmente a hiperatividade, a agressividade, o uso excessivo de substâncias, como o café, álcool ou outras drogas, etc.

"Ao perceber que está com sintomas de esgotamento profissional, por exemplo, com exaustão emocional, se sentindo distante das questões afetivas e indo mais para as racionais, ao perder a realização pessoal e profissional, o indivíduo deve imediatamente buscar ajuda com um psicólogo ou psiquiatra para ter o diagnóstico correto e iniciar o tratamento", finalizou a psicóloga.

Compõem a CIPA do Clube Indaiá Julio Gonzales de Azevedo, presidente, André Luis Dantas Oliveira, vice-presidente, Raphaela Cristiny dos Santos, secretária e Tais Sponchiado, vice-secretária.

SIPAT trouxe diversas dicas e orientações que vão contribuir com a saúde e q segurança dos trabalhadores. Foto: Gleiber Nascimento