Indaiá comemora Dia do Trabalho com palestra sobre saúde e qualidade de vida

Para comemorar o Dia do Trabalho o Clube Indaiá realizou uma palestra para os colaboradores, na última terça-feira (30), que abordou os temas ‘Qualidade de vida, Envelhecimento saudável e Segurança do Trabalho’, ministrada pelo médico Diógenes José de Carvalho, Diretor Técnico da Med Trab Dourados.

A palestra teve o objetivo de conscientizar sobre a adoção de hábitos saudáveis para garantir mais qualidade de vida e o envelhecimento com saúde.

Diógenes apresentou o resultado de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, entre 1999 a 2015, que identificou três fatores fundamentais para envelhecer com saúde. "A expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado a cada ano e consequentemente a população acima dos 60 anos cresceu significativamente, no entanto, o Brasil não está preparado para isso. A pesquisa mostrou que para envelhecer com saúde, basta adotar três hábitos importantes: o primeiro é prevenir e tratar as doenças crônicas, ou seja, ir ao médico e fazer check up periodicamente; o segundo é praticar atividade física, principalmente após os 50 anos, para evitar o atrofiamento dos músculos; e por último, ter uma convivência social, além da família e do trabalho", explicou.

Apontou também, que segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, quem pratica no mínimo três horas de exercícios físicos por semana, tem 25% menos chances de adquirir doenças cardiovasculares.

Destacou ainda a importância de garantir a segurança do trabalho. "A maioria da população não está ciente da importância desses hábitos para a saúde e ações de conscientização como esta são imprescindíveis para a sociedade. O trabalho é essencial para a vida e sem ele, o ser humano não vai se sentir pleno, por isso é preciso garantir a segurança laboral, já que segundo estatísticas, a cada três horas uma pessoa morre de acidente de trabalho no Brasil", destacou.

Ângelo Ximenes, presidente do Clube Indaiá, considerou que a conscientização dos colaboradores para uma maior qualidade de vida foi a melhor forma de comemorar a data. "O clube prioriza os associados sem esquecer daqueles que são responsáveis diretamente pelo funcionamento de todas atividades e os serviços, que são os colaboradores. Nós convidamos o doutor Diógenes por que sabemos que essas informações têm o poder de mudar a vida de todos, ou seja, estamos fazendo nossa parte de garantir segurança no exercício da função de cada um, mas eles precisam refletir e implantar esses hábitos no seu dia a dia além daqui, pois isso só gera benefícios tanto para eles quanto para os familiares", disse.

Após a palestra, os colaboradores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com o médico e ainda participaram do sorteio de brindes, que foram doados por sócios e fornecedores do clube.

Outra ação importante que manifestou a preocupação do clube com os colaboradores foi a posse, no dia 24 de abril, da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, que atendeu normativas do Ministério do Trabalho. A Comissão tem o objetivo de prevenir acidentes e doenças relacionadas no trabalho, harmonizar o trabalho e a prevenção da vida e saúde dos trabalhadores.

Palestra foi ministrada pelo médico Diógenes José de Carvalho, Diretor Técnico da Med Trab Dourados. Foto: Gleiber Nascimento