Clube Indaiá firma parceria com AABB Campo Grande para implantação do Projeto para a Melhor Idade em Dourados

Presidente do Clube Indaiá Pedro de Lima Cordeiro com a primeira dama Zélia Caetano Chaves Cordeiro e a vice presidente social e cultural da AABB Campo Grande, Lecir Marques.

No último sábado, dia 18, o Clube Indaiá firmou uma parceria com a AABB Campo Grande para a implantação do projeto para a melhor idade. Participaram da reunião o Presidente do clube douradense, Pedro de Lima Cordeiro, a primeira dama do clube, Zélia Caetano Chaves Cordeiro e a vice presidente social e cultural da AABB Campo Grande, Lecir Marques. “Temos muita coisa boa esse ano. São parcerias como essa com o clube douradense que sempre valorizamos. A implantação do projeto em Dourados será nos moldes da nossa AABB” revela Lecir que já tem uma agenda programada de jogos para selar a parceria.

Zélia Caetano Chaves Cordeiro conta que o voleibol adaptado é uma das modalidades mais praticadas pela população da melhor idade. “Por ser um jogo coletivo e de pouco contato físico entre os participantes, ajuda muito quem tem problemas de saúde relacionados a flexibilidade, agilidade e doenças cardiovasculares. Sabemos que as limitações existem, cada um tema sua mas, o coletivo que pensa, tem emoções e leva da vida uma bagagem histórica, além das experiências vividas” completa Zelia.

Zelia explica ainda que a proposta é para atletas a partir dos 50 anos de idade. “Estamos propondo um lazer direcionado à pessoa que está com mais de 50 anos que não seja somente para o seu bem-estar físico, mas que crie possibilidades de uma interação coletiva e que favoreça a sua interação social e física. Através desse projeto, haverá mais qualidade de vida e valorização, o que vai fazer com que as famílias participem mais das atividades oferecidas” enfatiza. O voleibol adaptado será o carro chefe mas serão desenvolvidas outras modalidades dentro do programa como dominó, dama, bozó e bocha.

De acordo com o protocolo dos testes de aptidão física funcional de Rikli & Jones (2008), o voleibol adaptado melhora bastante a coordenação motora, a força muscular, o equilíbrio, agilidade, flexibilidade, composição corporal, o sistema vascular, entre outros.

O voleibol adaptado é uma forma segura e prazerosa de praticar esporte na melhor idade, por ser uma modalidade adaptada e como objetivo de proporcionar momentos recreativos e dinâmicos, utilizando movimentos simples e adaptados do voleibol convencional. A prática auxilia na melhora da qualidade de vida de seus praticantes, possibilitando o desenvolvimento no aspecto cognitivo, fisiológico, motor e social dos jogadores.

O presidente da AABB Campo Grande, Márcio Modesto é um apoiador do esporte e já colheu resultados dos projetos desenvolvidos no clube. “Aqui incentivamos a prática esportiva desde a infância até a melhor idade e ficamos felizes de ver tanto o esporte de alto rendimento quanto o lazer crescendo no clube” ressalta o presidente.

Na AABB Campo Grande, o projeto Viva Melhor, destinado aos associados a partir dos 45 anos de idade, foi instituído em 2016 e serve de modelo para outros municípios do país. Através dele são disponibilizadas a prática de 13 modalidades esportivas: voleibol adaptado, sinuca, truco, bocha, biribol, malha, natação, atletismo, dama, bozó, xadrez, tênis e dança de salão.

Gleiber Nascimento