Primeira Mini Cidade de Dourados é inaugurada no Clube Indaiá

A primeira Mini Cidade de Trânsito de Dourados foi inaugurada nesta terça-feira (31) no Clube Indaiá. O projeto da Prefeitura de Dourados, através da Agetran (Agência de Transporte e Trânsito de Dourados), Semed (Secretaria Municipal de Educação) e do Clube Indaiá, também conta com o patrocínio do banco Sicredi.

A engenheira da Agetran, Andreza Mangueira é autora da proposta, que foi elaborada em parceria com a esposa do presidente do Clube Indaiá, Zélia Cordeiro. Andreza ressaltou a importância das crianças terem um espaço lúdico para aprenderem a educação do trânsito na prática. “A teoria é ensinada nas escolas e a Mini Cidade vai ajudar a colocar em prática as leis de trânsito e desde cedo conscientizar os pequenos”, pontuou.

“Um sonho sonhado junto e que hoje está realizado! E graças a parceria de muitos que incentivaram”, destacou Zélia.

A Mini Cidade toda fica em 322,72m² de sinalização horizontal e 38 mini plaquinhas móveis. A pista possui desde rotatória a ciclofaixa. A diretora da Agetran, Mariana Souza Neto, ressaltou que não foi simples a execução do projeto, e que foi preciso uma adaptação em todas as dimensões de gabaritos e materiais. “Primeiro fizemos essas adaptações para que o projeto fosse desenhado, depois percebemos que poderíamos ter outros parceiros, como o Sicredi e a parte prática, onde os nossos funcionários se desdobraram para fazer toda a adaptação”, explica ela referindo-se a pista.

Educação

A proposta vai funcionar como um projeto de extensão para os alunos do município de todas as idades até o ensino fundamental, sendo que primeiro as crianças aprendem a parte teórica da educação no trânsito na escola e a Mini Cidade será como uma aula prática.

Além de atender os alunos da Rede Municipal, os frequentadores do clube também terão diariamente contato com a educação para o trânsito. Palestras sobre trânsito serão ministradas para as crianças da Reme (Rede Municipal de Ensino), com visita ao clube para vivenciar na pista a circulação no trânsito, com bicicletas, patinetes, carrinhos, entre outros.

“Ensinar as crianças sobre regras e situações do trânsito, educando desde cedo para atuarem com consciência no futuro. É muito importante esse trabalho de educar para prevenir os acidentes e melhorar o trânsito na nossa cidade e a primeira Mini Cidade de Trânsito vai ser uma ferramenta neste trabalho”, acredita o Prefeito Alan Guedes.

Participaram da inauguração servidores da Agetran, PRF, Detran, representantes do banco Sicredi e a diretoria do clube. Lembrando que, os sócios do Clube Indaiá também terão acesso à Mini Cidade, de acordo com as normas e funcionamento do clube.

Fonte: Prefeitura de Dourados