Indaiá empossa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Tomou posse nesta quarta-feira (24) a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA do Clube Indaiá. Quatro membros compõem a Comissão: o Técnico de Segurança do Trabalho Tércio Carneiro Pinto, presidente; André Luiz Dantas Oliveira, vice; Raphaela Cristiny dos Santos, secretária; e a Taís Sponchiado, vice-secretária.

Dois membros foram indicados pelo clube e dois eleitos pelos próprios colaboradores, em eleição realizada no dia anterior.

A CIPA objetiva a prevenção de acidentes e doenças relacionadas no trabalho, busca harmonizar o trabalho e a prevenção da vida e saúde dos trabalhadores.

Normalmente, as principais ações preventivas realizada pela CIPA consistem em observar e expor as condições de riscos nos ambientes de trabalho; solicitar medidas para diminuir e extinguir os riscos existentes ou até mesmo neutralizá-los; debater os acidentes ocorridos, solicitando medidas que previnam acidentes parecidos; e ainda, guiar os demais trabalhadores quanto à prevenção de futuros acidentes na Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT, que ocorre no mês de setembro e realiza atividades para conscientizar sobre o tema, por meio de palestras, dinâmicas, teatro, entre outras.

Para garantir o bom desempenho de suas atribuições, os membros da CIPA iniciaram um treinamento com carga horária de 20 horas, conforme determina o Ministério do Trabalho - MTE, que será concluído no próximo dia 2. Durante a formação, a Comissão está realizando um estudo do ambiente e das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo e ainda se capacitando sobre os seguintes temas: metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa; noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS, e medidas de prevenção; noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho; princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos; organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.

O Técnico de Segurança do Trabalho do clube, Tércio Carneiro Pinto, explicou sobre as próximas ações. "Após a conclusão do treinamento, a Comissão inicia as atividades para garantir tanto a saúde do ambiente de trabalho quanto do trabalhador. O primeiro passo será a elaboração do mapa de riscos de cada setor do clube, que vai informar e conscientizar os colaboradores dos riscos presentes no dia a dia para determinar as medidas de prevenção e segurança do trabalho. O mapa é fundamental nesse processo para evitar acidentes de trabalho. Afinal, ele mesmo serve de indicador do nível dos riscos, auxiliando na prevenção e conscientização de todos", apontou.

Para Ângelo Ximenes, presidente do Indaiá, a constituição da CIPA mostra a preocupação do clube com a qualidade de vida dos colaboradores. "Todas as ações durante a nossa gestão priorizaram nossos associados sem esquecer daqueles que são responsáveis pelo funcionamento do clube, os nossos colaboradores. A CIPA é mais um dos nossos compromissos que foram cumpridos e mostra o quanto tivemos uma gestão eficiente e humana. Estamos concluindo nosso mandato com muito orgulho, porque todo nosso trabalho resultou em um clube que hoje é referência nacional", concluiu.

A CIPA é totalmente regulamentada pela legislação brasileira através da Consolidação das Leis de Trabalho - CLT nos artigos 162 e 165 e também pela Norma Regulamentadora a NR5.

A Comissão gera uma série de benefícios, desde uma grande credibilidade na qualidade dos produtos e serviços, e ainda uma oportunidade para uma alavancagem nas imagens do clube e dos seus próprios funcionários, além dos sócios e todos os fornecedores.

Membros da CIPA, Tércio, Raphaela, Taís e André, foram empossados no último dia 24
Comissão durante treinamento ministrado pela Ambientec, referência na gestão de Segurança do Trabalho em MS